Aromaterapia pediátrica
Ter um filho é o nosso maior ato criativo de amor, cujos cuidados de manutenção de saúde, ao longo do seu crescimento, coloca grandes desafios e responsabilidades aos pais/cuidadores.
As mães são as grandes figuras inspiradoras e orientadoras dos cuidados diários aos seus filhos, desempenhando um papel fundamental nos cuidados de saúde e na manutenção do bem-estar físico e psicológico.
A aromaterapia pediátrica é o uso terapêutico de óleos essenciais, através da aplicação tópica ou inalatória. A aromaterapia em bebés, cujo início deve ocorrer após os 3 meses de vida, requer cuidado e conhecimento na utilização dos óleos essenciais, porque, apesar de serem substâncias naturais, derivados de plantas ou flores em altas concentrações, não são isentos de efeitos colaterais
O workshop tem por objetivo dotar os pais e cuidadores de conhecimentos básicos sobre a aromaterapia, os benefícios e cuidados na utilização dos óleos essenciais na saúde infantil.
Exemplos de aplicação dos óleos essenciais e óleos vegetais a nível tópico, de inalação e difusão atmosférica no tratamento de diversas patologias infantis:
- Alterações respiratórias e ORL - bronquiolite, bronquite, gripe, tosse, otite, amigdalite.
- Alterações digestivas - cólicas do bebé, obstipação, diarreia, falta de apetite.
- Alterações dermatológicas - eczema seco, assadura da fralda, crosta láctea, dermatite atópica, hematoma, queimadura, pediculose.
- Alterações no sistema nervoso central - sono, hiperatividade infantil, ansiedade, défice de atenção.
Formadora
Drª Liliana Roque (Aromaterapeuta e Diplomada em Aromaterapia científica e Oficinas Galénicas pelo Colégio internacional Dominique Baudoux, na Bélgica)
Nota: A aromaterapia é um cuidado preventivo, complementar e útil para o dia-a-dia, mas não substitui a avaliação/recomendação médica se agravamento da sintomatologia